A Liga

A Liga de Trauma do Ceará nasceu por um necessidade: promover a formação médica de urgência na Universidade Federal do Ceará. O projeto surgiu do idealismo de então dois acadêmicos que acreditavam poder dar uma passo a este favor. A estes dois, juntaram-se logo outros três. Estava formado, então, um grupo cujo primeiro objetivo era estudar o trauma. O manual do ATLS® e literaturas afins foram o nosso ponto de partida. Neste momento ainda não éramos reconhecidos pela faculdade, mas contávamos com o apoio de alguns de seus setores. Começamos a promover cursos e eventos para a difusão do tema e reunir recursos a fim de custear as novas atividades que ainda viriam. A imagem da Liga de Trauma ainda estava se formando.

Dessa forma, reuníamo-nos sob as mangueiras do campus, nas salas de aula ou mesmo em nossas casas. Em pouco tempo, um desafio nos envolvia: a pesquisa. Com um campo aberto, pois pouco se pesquisava sobre trauma no Ceará, escolhemos os registros médicos do Instituto Dr. José Frota (IJF) para iniciarmos o nosso trabalho. Aos poucos fomos conhecendo quem eram as vítimas de trauma, quais os principais mecanismos, quais as relações entre os traumas e as lesões de órgãos, a letalidade das lesões e dos mecanismos, as combinações de lesões, as freqüências de óbito e tudo mais que estivesse registrado nos prontuários. Os nossos resultados foram apresentados em encontros locais e nacionais. Nestas ocasiões, o retorno vinha em forma de conhecimento e apoio, em função da grande produção que apresentávamos, além de compartilhar experiências com outros grupos semelhantes no Brasil.

Surgiu, então, a necessidade de expandirmos nossos conhecimentos além da faculdade. Foi criado o Núcleo de Prevenção de Trauma, que consiste na realização de atividades, voltadas para os mais diversos públicos, que visam à orientação do público leigo acerca da importância de prática de medidas preventivas cotidianas. Para mostrarmos nossas realizações e instigarmos a busca por conhecimento sobre o Trauma, foi criado o Mural do Trauma. Assim, a Liga de Trauma passava a agir também na extensão.

A busca pelo conhecimento mais atualizado motivou a crescente participação dos ligantes em cursos de aperfeiçoamento. As nossas capacitações mostraram-nos a necessidade da expansão desse conhecimento para outros acadêmicos de medicina, incenticando, assim, a criação de cursos ofertados pela Liga de Trauma. O Curso de Condutas Básicas em Emergência e o Programa de Treinamento Acadêmico em Suporte de Vida no Trauma (PTA-SVT) foram criados após várias fases de aperfeiçoamento e muito trabalho. Esta é a nossa terceira linha de ação: o ensino. Outros projetos ainda se juntaram como os estágios no Instituto Doutor José Frota, no Hospital de Messejana e no Hospital Geral de Fortaleza.

Nessa Trajetória, alguns colegas se desligaram do projeto e novos se juntavam a ele. Assim, a Liga de Trauma - CE sempre se manteve ativa e dinâmica. O ideal continua o mesmo, a idéia se renova e sempre surgirão novos desafios.